Mariana Mont Alverne Barreto Lima – Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARRETO, M.. Músicas populares e fronteiras nacionais : o show Kalunga do Brasil e de Angola. ANÁLISE SOCIAL, v. 49, p. 30-55, 2024.
2.
BARRETO, MARIANA. Músicas populares e as fronteiras atlânticas da turnê Projeto Kalunga em Angola. O PÚBLICO E O PRIVADO (UECE), v. 22, p. 78-102, 2024.
3.
BARRETO, M.; BASTIDE, R. . Condições e possibilidades da pesquisa em sociologia no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 12, p. 1-11, 2024.
4.
BARBALHO, ALEXANDRE ; FARIAS, EDSON ; BARRETO, MARIANA . Apresentação. O PÚBLICO E O PRIVADO, v. 22, p. 8-16, 2024.
5.
BARRETO, MARIANA. Inscrições transnacionais das músicas nacionais: a internacionalização dos regionalistas do Trio Nagô. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE), v. 37, p. 1/3711004 2022-19, 2022.
6.
BARRETO, M.. As formações culturais nacionais e suas inscrições (intra e extra) regionais.. ARQUIVOS DO CMD, v. 11, p. 42-54, 2022.
7.
BARRETO, M.. Autor e obra podem ser separados? ‘sim e não’ responde Gisèle Sapiro. REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 11, p. 1113-1119, 2021. Citações:1
8.
BARRETO, M.. FRONTEIRAS NACIONAIS, FRONTEIRAS LITERÁRIAS E AS METAMORFOSES DA DOMINAÇÃO SIMBÓLICA. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS, v. 17, p. 245-248, 2020.
9.
BARRETO, MARIANA. The Kalunga Project: The Meanings of Popular Brazilian and Angolan Musical Productions beyond National Territory. Journal of World Popular Music, v. 7, p. 69-90, 2020. Citações:1
10.
BARRETO, M.. Uma gênese política do consumidor por Louis Pinto. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (SÃO PAULO), v. 24, p. 323-327, 2019.
11.
AQUINO, J. P. D. ; BARRETO, M. . Trajetória de um sociólogo entre os mundos da província e da cosmópolis: entrevista com Paulo Henrique Martins. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 50, p. 375-420-420, 2019.
12.
BARRETO, M.. A Moderna Tradição Brasileira ? Cultura brasileira e Indústria Cultural, do Livro à Obra. ARQUIVOS DO CMD, v. 7, p. 24-36, 2019.
13.
MIRA, M. C. ; BARRETO, M. . O claro assombro da nossa moderna tradição. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 54, p. 148-154-154, 2018.
14.
BARRETO, MARIANA. Por uma sociologia do artista popular. Revista Política e Sociedade, v. 17, p. 169-194, 2018.
15.
BARRETO, M.; ANDRE, G. . Artistas cearenses e circulação da música popular. Teoria e Cultura, v. 13, p. 188-197, 2018.
16.
LEAO, A. B. ; BARRETO, M. . Cultura nacional-popular e circulação transnacional. Brasil e Angola no projeto Kalunga. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS, v. 14, p. 131-150, 2017.
17.
ABREU, J. S. ; LIMA, M. M.A. B. . Práticas dinâmicas de educação: o projeto de extensão ?Cineclube e Educação? – um mecanismo de formação profissional primordial na universidade. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, p. 9-36, 2016.
18.
LIMA, M. M.A. B.. O artista popular e o contrato: lógicas divergentes nas produções musicais. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 52, p. 253-262, 2016.
19.
QUEIROZ, J. B. ; LIMA, M. M.A. B. . PEUGNY, Camille. O destino vem do berço?: desigualdades e reprodução social. Campinas:Papirus, 2014. 127p. (RESENHA). Cadernos CRH (Online), v. 29, p. 183-186, 2016.
20.
LIMA, M. M.A. B.. João do vale e a formação de um artista popular no Brasil, nos anos de 1950.. Revista de Ciências Sociais, v. 46, p. 201-224-224, 2015.
21.
LIMA, M. M.A. B.. ‘A Dominação’ de Max Weber pelos seus Manuscritos Inacabados (1911-1913). Sociologia & Antropologia, v. 4, p. 587-593, 2014.
22.
LIMA, M. M.A. B.. Majors e hegemonia no mercado fonográfico brasileiro. Temáticas (UNICAMP), v. 1, p. 129-157, 2013.
23.
LIMA, M. M.A. B.. Entrevista: Ouvindo André Midani. Baleia na Rede (UNESP. Marília), v. 1, p. 101-117, 2013.
24.
LIMA, M. M.A. B.. O específico mercado brasileiro de música e a nova economia musical mundial. Revista Novos Rumos, v. 50, p. 1-16, 2013.
25.
LIMA, M. M.A. B.. A trajetória de João do vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfica brasileira. ArtCultura (UFU), v. 14, p. 47-60, 2012.
26.
LIMA, M. M.A. B.. Tv Ceará : processo de modernização da cultura local. Caderno Pós Ciências Sociais (UFMA) (Cessou em 2005. Cont. 1983-4527 Revista Pós Ciências Sociais (UFMA)), v. 5, p. 155-176, 2009.
27.
LIMA, M. M.A. B.. O Conceito de Produção Cultural em Massa na Modernidade-Mundo. Revista Novos Rumos, São Paulo, n.41, p. 55-64, 2004.
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBALHO, A. A. ; BARRETO, MARIANA . Retratos do Ceará moderno [livro eletrônico] : emergência de um padrão de modernização cultural nas margens. 1. ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2020. 128p .
Capítulos de livros publicados
1.
LEAO, A. B. ; BARRETO, M. . Questão de autoria: Pauline Rèage e as armadilhas do visível. In: Caroline Tresoldi. (Org.). Mulheres, diferenças, desigualdades : Ocupação 8M BVPS. 1ed.Rio de Janeiro: BVPS Coleção, 2025, v. 05, p. 11-466.
2.
BARBALHO, A. A. ; BARRETO, MARIANA . Modernização cultural em realidades periféricas: o caso cearense. In: BARBALHO, Alexandre; BARRETO, Mariana. (Org.). Retratos do Ceará moderno [livro eletrônico] : emergência de um padrão de modernização cultural nas margens. 1ed.Fortaleza: Ed. UECE, 2020, v. , p. 11-30.
3.
BARRETO, MARIANA. Televisão e modernização cultural. In: BARBALHO, Alexandre; BARRETO, Mariana. (Org.). Retratos do Ceará moderno [livro eletrônico] : emergência de um padrão de modernização cultural nas margens. 1ed.Fortaleza: Ed. UECE, 2020, v. , p. 46-60.