Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Antonio Cristian Saraiva Paiva

E-mail:cristianspaiva@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2635234979088002

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6478-1297

Linha de Pesquisa: GÊNERO E DIVERSIDADE, CULTURA E PENSAMENTO SOCIAL

Formação:

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), com formação psicanalítica.

Mestrado em Sociologia – Universidade Federal do Ceará, UFC (1998)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004).

Pós-Doutorado em Sociologie et Anthropologie, na Université de Strasbourg, France, sob supervisão de David le Breton, tendo também desenvolvido atividades na Université Paris-Diderot (Paris 7) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2013-2014), contando com a concessão de Bolsa Estágio Sênior – CAPES. É pesquisador de Produtividade em Pesquisa (PQ 2-CNPq).

Sobre

Docente Associado 3 do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e coordenador do Curso de Ciências Sociais da UFC (Bacharelado e Licenciatura Período Noturno). Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). Coordenou o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Sociologia com a Universidade Federal do Amapá (2013-2017). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Família, das Relações de Gênero e da Sexualidade; pesquisa sobre as temáticas: subjetividade e experiência social, relação saúde e sociedade e etnografia dos saberes psi (privilegiando o diálogo com a psicanálise), Michel Foucault, politicas sexuais contemporâneas, homossexualidade e homoconjugalidade. Atualmente pesquisa sobre temporalidade, memória e implicações subjetivas na doença de Alzheimer. Coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS), laboratório vinculado à linha de Pesquisa: Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários, do PPG em Sociologia da UFC. É lider do Grupo de Pesquisa Psicanálise & Ciências Sociais, cadastrado no DGP/CNPq.

Projetos de pesquisa em Andamento

2024 – Atual
Cuidado, doença e ação coletiva: circulação de sujeitos em serviços de saúde voltados à doença de Alzheimer

2024 – Atual
Corpo, Gênero e Sexualidade: Grupo de Pesquisas do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC)

Projetos de extensão em Andamento
2024 – Atual
NARRAR OS SONHOS FORMANDO LAÇOS COM A VIDA ONÍRICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
2024 – Atual
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo