PortuguêsEnglish

Linhas de Pesquisa

CIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E PRÁTICAS CULTURAIS

Analisa a cidade como espaço de produção de sociabilidade e práticas multiculturais. Verifica movimentos urbanos de natureza distinta, incorporando manifestações espontâneas ou organizadas, experiências associativas e disputas vigentes em bairros. Verifica formas de consumo típicas do contexto urbano, efetivadas por distintas categorias sociais. Analisa também os usos, as disputas simbólicas e as classificações espaciais, incluindo os processos de construção do patrimônio citadino. Observa ainda processos migratórios e movimentos de população. Fazem parte dessa linha de pesquisa: Laboratório de Estudos da Cidade e Rede Universitária de Estudos e Pesquisa da América Latina. Os Grupos de Pesquisa associados a essa linha são: Grupo de estudos da América Latina; Imagens do Espaço Urbano de Fortaleza; e Culturas das cidades: arte, política e espaços públicos na contemporaneidade.

Professores vinculados à linha de pesquisa:

Danyelle Nilin Gonçalves
Geísa Mattos
George Paulino
Glória Diógenes
Irapuan Peixoto Lima Filho
Irlys Barreira
Linda Gondim

 

CULTURA, POLÍTICA E CONFLITOS SOCIAIS

Estuda diferentes formas de articulação entre cultura e política através de fatores, discursos e espaços societários. Analisa processos de construção discursiva, ritos de consagração e reconhecimento de grupos políticos. Discute estratégias de legitimação no campo político em momentos eleitorais e situações de confronto. Examina em uma perspectiva ampla desavenças interpessoais e demandas por segurança pública decorrentes da deficiência de resolução de conflitos e crescimento da violência. Verifica as lutas por direitos sociais e a dinâmica de construção no espaço público no Brasil. Fazem parte dessa linha de pesquisa: Laboratório de Estudos da Violência e Laboratório de Estudos de Política e Cultura. Os Grupos de Pesquisa associados a essa linha são: Poder, violência e cidadania; Lideranças, representações e práticas políticas; e Política e mídia: processos eleitorais.

Professores vinculados à linha de pesquisa:

César Barreira
Danyelle Nilin
Fabio Gentile
Geísa Mattos
Glória Diógenes
Irlys Barreira
Jakson Aquino
Jania Diógenes
Jawdat Abu-El-Haj
Leonardo Damasceno de Sá
Luiz Fábio Silva Paiva
Mariana Mont’Alverne Barreto Lima

 

DIVERSIDADES CULTURAIS, ESTUDOS DE GÊNERO E PROCESSOS IDENTITÁRIOS

 

Estuda manifestações da cultura popular incluindo movimentos artísticos, eruditos e populares, patrimônios material e imaterial, produção artesanal e expressões regionais. Analisa processos identitários e mecanismos sociais de produção de diferença e desigualdade referentes à condição de gênero, geração, saúde, sexualidade, raça e etnia. Estudos sobre interseccionalidade. Observa a dinâmica de grupos sociais incluindo a família e estudos de comunidade, assim como intersecções entre subjetividades, movimentos político-culturais e sociedade. Os Núcleos e Grupos de Pesquisa associados a essa linha são: Grupo de Estudo e Pesquisas Étnicas (GEPE) e Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS).

 

Professores vinculados à linha de pesquisa:

Andrea Borges Leão
Antonio Cristian Saraiva Paiva
Geísa Mattos
Isabelle Braz

 

PENSAMENTO SOCIAL, IMAGINARIO E RELIGIAO

Estudo do imaginário social, das artes, da literatura, da construção do pensamento de autores voltados para o estudo da formação da sociedade brasileira. Compreende elementos como imagens, símbolos, mitos, ideologias, imaginário e religiões. Incorpora discussões sobre a produção social do sentido, as expressões da memória e oralidade, as representações coletivas e a cultura em contextos diversos da vida social. Visa a observação de mivimentos intelectuais e artísticos, eruditos e populares, textos literários e visuais como cinema, fotografia e outras manifestações artísticas, incluindo diferentes formas de recepção.Fazem parte dessa linha de pesquisa: Laboratório de Estudos da Oralidade, Núcleo de Estudos da Religião e Laboratório de Estudo e Pesquisa da Subjetividade. O Grupo de Pesquisa associado a essa linha é: Fundamentação Política em Espinosa, Ética e direitos humanos.

Professores vinculados à linha de pesquisa:

Andrea Borges Leão
Isabelle Braz
George Paulino
Júlia Miranda

 

PROCESSOS DE TRABALHO, ESTADO E TRANSFORMAÇÕES CAPITALISTAS

Inclui temas como a análise sociológica de fenômenos econômicos. Analisa distintos processos sociais presentes no mundo capitalista, a gestão e distribuição da produção na perspectiva das transformações vigentes em áreas rurais e urbanas. Observa o processo de trabalho incluindo mercado e jornada, verificando dimensões subjetivas e utópicas que integram o mundo do trabalho. Incorpora estudos sobre o estado nacional, contemplando os mecanismos de reprodução das desigualdades sociais, os custos e consequências das políticas públicas de caráter redistributivo. Verifica as articulações político-ideológicas de organizações e classes no Brasil e América Latina, tendo em vista estabelecer comparações. Faz parte dessa linha de pesquisa o Laboratório Unitrabalho. O Grupo de Pesquisa associado a essa linha é: Grupo interdisciplinar de estudo, pesquisa e trabalho.

Professores vinculados à linha de pesquisa:

Alba Carvalho
Edemilson Paraná
Jawdat Abu-El-Haj