Irlys Alencar Firmo Barreira
É pesquisadora 1 B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Ciências Sociais ICS da Universidade de Lisboa.
Construiu suas atividades ligadas ao campo da cultura e da política, diversificando ao longo do tempo em temáticas correlatas onde se inserem os estudos sobre movimentos sociais, representações sobre a política, etnografia da política, participação de mulheres em espaços institucionais e estudos urbanos.
É também apreciadora da teoria considerada um instrumental relevante para pensar sobre os acontecimentos da vida social. Tem incursionado nas possibilidades teóricas abertas pela psicanálise, percorrendo caminhos importantes para pensar sobre as sensibilidades presentes na vida cotidiana. Mais recentemente passou a fazer parte da rede de pesquisas PRINT que envolve as áreas de sociologia e recursos hídricos, interessando-se pelo tema da alocação de água e participação de atores sociais em comitês de bacia no Ceará.
Desenvolve também pesquisa sobre moradores de ocupações irregulares urbanas e suas formas de organização e participação em planos de regularização fundiária. Faz parte do Laboratório de Estudos de Educação Cultura e Política com o qual estabelece uma relação intensa de trocas e experiencias coletivas de pesquisa.
Orientou 33 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Além de vários artigos enfocando as relações entre cultura e política, é autora dos livros: O Reverso das Vitrines: Conflitos Urbanos e Cultura Política (ed. Rio Fundo, 1992) Chuva de papéis, ritos e símbolos de campanha eleitoral no Brasil (Relume Dumará, 1998). Imagens ritualizadas, apresentação de mulheres em cenários políticos (editora Pontes, 2008). A cidade como narrativa (Imprensa de Ciências Sociais, 2013). O labor criativo na pesquisa: Experiências de ensino e investigação em ciências sociais (Imprensa Universitária, 2017). Participou como consultora e representante em várias Instituições acadêmicas como Capes (representante de área nos períodos (2002-2004) e (2006-2010), CNPq (representante de área no período 2000-2002), FUNCAP- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (representantes na Câmara de Ciências Sociais, 2009-2010). Foi representante do Brasil na direção da Associação Latino-americana de Sociologia – ALAS (2013-2015). Foi diretora da Anpocs (1993-1994) e participou de vários comitês dessa instituição. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS (2012-2013). Integra a coordenação do Núcleo de Antropologia da Política / NuAP/UFRJ.
E-mail: irlys.firmo@gmail.com