Perguntas frequentes
O programa aceita matrícula de alunos especiais? Qual o procedimento para solicitação?
Sim, somente na categoria de mobilidade acadêmica, ou seja, você precisa estar cursando mestrado ou doutorado em outra instituição. É preciso preencher o formulário de solicitação de matrícula como aluno especial (form-cadastro-aluno-especial) e enviar para o e-mail da Secretaria (posgrads@ufc.br) junto dos demais documentos:
- comprovante de vínculo/de matrícula da sua instituição;
- diploma da graduação/mestrado, conforme o caso;
- histórico acadêmico;
- RG e CPF.
Entrei no Doutorado e gostaria de aproveitar os créditos cursados no Mestrado, é possível?
Sim, você precisa enviar para o e-mail da Secretaria (posgrads@ufc.br) o formulário de solicitação preenchido e assinado (https://posgradsoc.ufc.br/pt/formularios/) junto com seu histórico e programas das disciplinas.
Se cursou o Mestrado em nosso Programa, não precisa entregar os programas, mas apenas o formulário e o histórico.
Os pedidos serão avaliados por um membro da Coordenação e posteriormente lançados no sistema pela Secretaria.
Perdi o período da matrícula, e agora?
Você terá que regularizar sua situação na re-matrícula, veja no calendário acadêmico o período. (https://www.ufc.br/calendario-universitario)
Em quais hipóteses posso ser jubilado?
- Não realizar a matrícula, nem no período regular e nem na re-matrícula. Efetuar a matrícula é responsabilidade do aluno;
- Ser reprovado em duas disciplinas;
- Não cumprir o prazo de defesa.
Quero mudar de orientador, o que fazer?
Converse com o seu atual orientador sobre isso, pois ele terá que estar de acordo com a mudança. Se aceitar a mudança, entregue o formulário preenchido e assinado por todos. (https://posgradsoc.ufc.br/pt/formularios/)
Quando tenho que qualificar?
Os alunos do curso de Mestrado devem realizar a qualificação até o final do terceiro semestre e os de Doutorado até o final do quinto semestre. Programe-se com seu orientador para cumprir o prazo.
Quero cursar disciplina em um programa em outro Estado, o que devo fazer?
Primeiramente, entre em contato com o Programa ao qual você tem interesse e veja como é o procedimento para realização de mobilidade. Após realizado todo o processo junto ao Programa de destino, entre em contato com o PPGS e apresente o documento que comprova a mobilidade para que a Secretaria possa registrar o processo no SIGAA e você não tenha problemas por não executar a matrícula em nosso Programa durante o período de mobilidade.
Como sei quantos créditos preciso para completar a carga-horária do curso?
Os alunos podem acompanhar o cumprimento dos créditos em seu histórico escolar.
Lembramos que os alunos do Curso de Mestrado devem integralizar ao todo 30 créditos.
Sendo assim, 16 créditos em disciplinas obrigatórias (Teoria Sociológica I, Teoria Sociológica II, Métodos de Investigação Social e Estágio de Docência I); 8 créditos em atividades (Proficiência, Qualificação e Dissertação) e 6 créditos em disciplinas optativas.
Já os alunos do o Curso de Doutorado devem integralizar ao todo 60 créditos.
Sendo assim, 16 créditos em disciplinas (Tópicos Avançados em Teoria Sociológica, Tópicos Avançados em Metodologia, Estágio de Docência II, Estágio de Docência III); 14 créditos em atividades (Proficiência, Qualificação e Tese) e 30 créditos em disciplinas optativas.
Estou com problemas de saúde e possuo um atestado médico me afastando das atividades acadêmicas, o que fazer?
Informe a situação à Secretaria que abriremos um processo para que você seja submetido à perícia médica na CPASE. O médico da Universidade avaliará e emitirá laudo informando a necessidade de regime especial ou trancamento de matrícula.
No regime especial, o aluno deve informar aos professores das disciplinas que está cursando essa condição e assim ele lhe dirá como será sua avaliação, pois nessa situação você não poderá ser reprovado por falta, mas poderá ser por nota.
No trancamento total, você terá todas as disciplinas daquele semestre trancadas e terá que voltar às atividades acadêmicas no semestre seguinte.
Estou com a proficiência pendente, e agora?
Você terá que entrar em contato com a Casa de Cultura (https://casasdeculturaestrangeira.ufc.br/pt/) referente à língua, a qual você está em débito, para se informar sobre o calendário de aplicação de testes de proficiência.
Quando fizer o teste e for aprovado, deve entregar a declaração na Secretaria.
Qual o procedimento para o agendamento da qualificação ou da minha defesa (dissertação/tese)?
Há duas formas:
1ª – o aluno entrega carta de solicitação de agendamento (ver em https://posgradsoc.ufc.br/pt/formularios/ seção Solicitação de Agendamento de Defesa) preenchida e assinada pelo orientador;
2ª – o orientador envia um e-mail para a secretaria solicitando o agendamento da qualificação informando todos os dados requeridos na carta de agendamento.
Feita a solicitação de agendamento, o aluno deve enviar para o e-mail do Programa:
- Título, resumo, palavras-chaves (em arquivo editável ou no corpo do e-mail)
- Texto da qualificação em PDF.
Se há participantes externos à UFC, não esqueça de informar:
- Nome completo do membro;
- CPF;
- Maior titulação e ano de obtenção;
- Instituição de atuação.
Todos os dados são necessários/obrigatórios para o cadastro no SIGAA.
Defendi minha dissertação/tese, como solicito o meu diploma?
Veja todo o procedimento em: https://posgradsoc.ufc.br/pt/formularios/ seção Solicitação de Diploma
Preciso do meu diploma com urgência, o que devo fazer?
Após abertura do processo e envio para a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, toda e qualquer solicitação referente a diplomas deve ser feita para a PRPPG.
Sendo assim, você solicitará à Secretaria o número do processo do seu pedido e entrará em contato com o setor responsável pela expedição do diploma. Veja maiores informações em: https://prppg.ufc.br/
Tem mais alguma dúvida?
Envie um e-mail para a Secretaria do Programa (posgrads@ufc.br) que lhe responderemos o mais breve possível.