INGRESSO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS E DISCURSOS DE DOCENTES E DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA O ÊXITO NAS SELEÇÕES
A pesquisa é uma segunda etapa de uma investigação realizada 7 anos atrás, sobre a presença dos alunos da Universidade Federal do Ceará que faziam parte da primeira geração familiar de ingressantes no ensino superior brasileiro. A proposta á época era perceber os discursos produzidos por eles sobre a estada na universidade, assim como noções de meritocracia, direitos sociais e reconhecimento, do lugar de pertencimento a uma universidade e suas perspectivas de futuro. No primeiro momento, a escolha recaiu sobre esse grupo específico que ou estava cursando a universidade ou já havia concluído o curso. A atual proposta busca captar que estratégias docentes e discentes de duas escolas públicas realizam para o êxito nas seleções escolares e quais discursos são produzidos por ambos sobre o sucesso, a ideia de meritocracia, reconhecimento, a estada na universidade e, do ponto de vista dos discentes, que expectativas sobre o futuro profissional são criadas a partir do ingresso na universidade. Do ponto de vista metodológico a pesquisa utilizará como material empírico, entrevistas realizadas com gestores e docentes, questionários aplicados com discentes que tiveram êxito nas seleções ocorridas ( Sisu, vestibulares) e grupos focais com ambos os grupos, análise da rede social instagram das duas escolas escolhidas como loci de investigação, além de pesquisa documental e bibliográfica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes:
Danyelle Nilin Gonçalves – Coordenador.