Só Falta a Monografia
O projeto propõe orientações pedagógicas pautadas em informações substantivas a respeito das vivências de estudantes em um momento decisivo de sua vida acadêmica: a conclusão do curso de graduação em Ciências Sociais. Compreender como eles falam das suas dificuldades e interpretam os problemas dos cursos de bacharelado que integram é um meio de pensar sobre os movimentos de evasão e retenção de alunos nessa etapa de formação. Assim, é possível traçar ações de curto, médio e longo prazo que visem oferecer soluções pedagógicas em um momento que os estudantes se veem sozinhos diante da obrigação de escrever seus trabalhos de conclusão de curso. É importante destacar que a intervenção proposta envolve alguns pressupostos trabalhados pelo Núcleo Docente Estruturante e Coordenações dos Cursos de Bacharelado em Ciências Sociais, integral e noturno. Os cursos integral e noturno de bacharelado oferecem uma formação em áreas de conhecimento que exigem dos alunos habilidades para perceberem problemas sociais. Portanto, são apresentados, no momento da definição de seus objetos de pesquisa, questões nada simples e exigências que os afetam de maneiras distintas. Parte‐se do pressuposto que essas exigências possam ser agregadas em quatro conjuntos de problemas que delineamos aqui como linhas possíveis de investigação e intervenção a serem conduzidas no desenvolvimento do projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Integrantes:
Luiz Fábio Silva Paiva – Coordenador
Mário Luis Moreira Silva – Integrante
Yara Bruna Vitorino de Paula – Integrante.