Políticas de Autoavaliação
Envolvendo múltiplas dimensões e a participação de diversos atores (corpo docente, discente e egressos), a autoavaliação, como etapa diagnóstica contínua do Programa, possibilita identificar nossas potencialidades e os desafios a superar.
PERSPECTIVA DE DISCENTES E EGRESSOS
- A excelência acadêmica e a produção científica são elementos-chave para o sucesso do Programa. A produção de artigos, a participação em congressos e a relevância das pesquisas têm sido fundamentais para garantir a qualidade da formação. O desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras também desempenha um papel importante na manutenção do alto nível de ensino e pesquisa.
- A integração e o engajamento dos discentes no Programa, a participação ativa dos alunos em atividades acadêmicas, como seminários e comissões, promove o fortalecimento da comunidade acadêmica, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.
- A infraestrutura do Programa, com recursos como laboratórios, bibliotecas e eventos acadêmicos, também é considerada essencial para o sucesso do programa, pois facilita o desenvolvimento de pesquisas e aprimora a experiência educacional dos discentes.
- A busca pela inclusão social e a contribuição para a transformação social através de projetos de pesquisa e extensão também são indicadores importantes de sucesso.
- A internacionalização e as parcerias estratégicas através de convênios e intercâmbios com instituições internacionais, trazendo mobilidade acadêmica para os discentes e o fortalecimento do Programa, tanto nacional quanto internacionalmente.
- A formação de sociólogos críticos, capacitados para lidar com as complexidades socioeconômicas e políticas do País, preparados a atuar em diversos perfis de inserção profissional e comprometidos com a melhoria da sociedade.
PERSPECTIVA DOS DOCENTES
- A produção científica dos docentes/pesquisadores é um aspecto crucial, destacando-se sua participação em associações científicas de prestígio e a expertise em áreas chave como teoria sociológica e movimentos sociais.
- A qualificação do corpo docente é igualmente relevante, com destaque para a formação de mestres e doutores que têm impacto significativo em outras instituições de ensino superior e no setor público.
- O engajamento nos principais fóruns e congressos científicos da área e sua atuação na internacionalização favorecem a ampliação da produção científica e a inserção dos estudantes em redes de conhecimento no País e no Exterior.
- A internacionalização, com a expansão das redes de cooperação internacional, a participação em programas de mobilidade acadêmica e a publicação em periódicos internacionais, com ampliação da visibilidade e o impacto do programa.
- A interação com a sociedade, por meio de projetos de extensão e diálogo com movimentos sociais e organizações não governamentais, fortalece a relevância social do programa.
- O investimento em infraestrutura e a criação de um planejamento estratégico para a gestão do programa visando garantir sua sustentabilidade e crescimento contínuo.
A participação ativa dos docentes nas decisões do programa e o alinhamento estratégico com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade são essenciais para fortalecer a governança e a coesão interna.