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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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Políticas de Autoavaliação

Envolvendo múltiplas dimensões e a participação de diversos atores (corpo docente, discente e egressos), a autoavaliação, como etapa diagnóstica contínua do Programa, possibilita identificar nossas potencialidades e os desafios a superar.

PERSPECTIVA DE DISCENTES E EGRESSOS  

  • A excelência acadêmica e a produção científica são elementos-chave para o sucesso do Programa. A produção de artigos, a participação em congressos e a relevância das pesquisas têm sido fundamentais para garantir a qualidade da formação. O desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras também desempenha um papel importante na manutenção do alto nível de ensino e pesquisa. 
  • A integração e o engajamento dos discentes no Programa, a participação ativa dos alunos em atividades acadêmicas, como seminários e comissões, promove o fortalecimento da comunidade acadêmica, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.
  • A infraestrutura do Programa, com recursos como laboratórios, bibliotecas e eventos acadêmicos, também é considerada essencial para o sucesso do programa, pois facilita o desenvolvimento de pesquisas e aprimora a experiência educacional dos discentes. 
  • A busca pela inclusão social e a contribuição para a transformação social através de projetos de pesquisa e extensão também são indicadores importantes de sucesso. 
  • A internacionalização e as parcerias estratégicas através de convênios e intercâmbios com instituições internacionais, trazendo mobilidade acadêmica para os discentes e o fortalecimento do Programa, tanto nacional quanto internacionalmente.
  • A formação de sociólogos críticos, capacitados para lidar com as complexidades socioeconômicas e políticas do País, preparados a atuar em diversos perfis de inserção profissional e comprometidos com a melhoria da sociedade. 

PERSPECTIVA DOS DOCENTES  

  • A produção científica dos docentes/pesquisadores é um aspecto crucial, destacando-se sua participação em associações científicas de prestígio e a expertise em áreas chave como teoria sociológica e movimentos sociais. 
  • A qualificação do corpo docente é igualmente relevante, com destaque para a formação de mestres e doutores que têm impacto significativo em outras instituições de ensino superior e no setor público. 
  • O engajamento nos principais fóruns e congressos científicos da área e sua atuação na internacionalização favorecem a ampliação da produção científica e a inserção dos estudantes em redes de conhecimento no País e no Exterior. 
  • A internacionalização, com a expansão das redes de cooperação internacional, a participação em programas de mobilidade acadêmica e a publicação em periódicos internacionais, com ampliação da visibilidade e o impacto do programa. 
  • A interação com a sociedade, por meio de projetos de extensão e diálogo com movimentos sociais e organizações não governamentais, fortalece a relevância social do programa. 
  • O investimento em infraestrutura e a criação de um planejamento estratégico para a gestão do programa visando garantir sua sustentabilidade e crescimento contínuo. 

A participação ativa dos docentes nas decisões do programa e o alinhamento estratégico com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade são essenciais para fortalecer a governança e a coesão interna.

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