Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Internacionalização

 

A estratégia do PPGS de atuação em redes internacionais de pesquisa e ensino implementou-se ao longo do tempo. O primeiro acordo CAPES/COFECUB (realizado no período l997 – 2000) denominado Patrimônio cultural, Memória e Imaginário, sob coordenação de Ismael Pordeus, instituiu uma reflexão comparada sobre a memória e o imaginário no Brasil e na França. O acordo – pioneiro no Nordeste – envolvendo UFC e Université Lyon II foi renovado por dois períodos, registrando trocas intelectuais materializadas em missões, doutorados, colóquios e livros.

Posteriormente, o edital Capes Grices em 2005 – 2007 viabilizou intercâmbio com o Instituto de Ciências Sociais de Lisboa através do Projeto intitulado: Globalização, identidades culturais e conflitos sociais: Brasil e Portugal em uma perspectiva comparada, sob coordenação de Irlys Alencar F. Barreira. A rede viabilizou trocas intelectuais materializadas em missões, doutorados, Pós-doutorados, colóquios, artigos e livros.

Outras formas capilares de articulação entre Programas de Pós-Graduação foram implementadas por meio do Projeto Institucional de Internacionalização (PRINT/CAPES). A proposta do PRINT materializou-se no PPGS/UFC de forma interdisciplinar, incluindo a Pós-Graduação em Recursos Hídricos e a Pós-Graduação em Sociologia, através do projeto denominado Resiliência dos Recursos Hídricos em um Mundo em Mudança – Clima e Sociedade. A rede sob coordenação de Assis Filho, professor do Programa de Engenharia de Recursos Hídricos e César Barreira da Pós-graduação em Sociologia, vem gerando intercâmbios entre distintas construções do conhecimento, envolvendo pesquisas comparadas, formação de doutores e publicações de livros e artigos.

O PPGS também tem sido contemplado nos Editais de Incentivo à Internacionalização fomentados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). No âmbito do Edital FUNCAP/CAPES 04/2017, o PPGS desenvolveu o projeto “Estratégias de fortalecimento da Pós-Graduação em Sociologia: redes de pesquisa e internacionalização”, envolvendo um coletivo de docentes e estudantes do PPGS e colegas parceiros de Universidades nos Estados Unidos, França, México e Portugal. No Edital 08/2023 Funcap-Internacionalização, em andamento, o PPGS desenvolve o projeto “Pesquisas Sociológicas em Redes Internacionais: produção de conhecimento, formação de quadro de excelência e circulação de tecnologias sociais”, também envolvendo a parceria entre estudantes e professores do Programa com parceiros no Exterior em Universidades nos países citados acima.

A partir de 2023 e 2024, o PPGS-UFC manteve pesquisa multicêntrica sobre elites na América Latina, em projeto financiado pela Fulbright. A professora Geísa Mattos e colegas das Universidades norte-americanas de Lehigh, Florida e Yale têm mantido trocas acadêmicas, desenvolvidas nos EUA e em Fortaleza, no PPGS, envolvendo estudantes de pós-graduação, em projeto de pesquisa que visa compreender, de modo comparativo, as desigualdades sociais nas cidades latino-americanas por meio do estudo das elites, e das formas cotidianas pelas quais estas mantêm seu poder econômico, político, cultural e social nas cidades. O projeto teria continuidade em 2025, mas por decisão do Governo Trump, a Fulbright precisou descontinuar o projeto.

Ainda na atual vigência, o PPGS compõe, na figura da professora Andréa Borges Leão, a equipe do projeto Capes Cofecub “Sociologia franco-brasileira dos intelectuais e da cultura”, coordenado por Lidiane Soares Rodrigues (UFSCar).

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo