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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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Política de credenciamento e recredenciamento docente

A política de credenciamento e recredenciamento de docentes no PPGS/UFC estabelece critérios claros para a seleção, avaliação e manutenção dos docentes no programa.
Credenciamento: O credenciamento de novos docentes se dá, a cada início de ciclo avaliativo da pós-graduação, mediante a apresentação de um dossiê de candidatura que deve incluir: 1. Plano de trabalho, detalhando a linha de pesquisa que o docente pretende integrar, o projeto de pesquisa a ser desenvolvido, as disciplinas que planeja lecionar e os artigos que tem intenção de submeter à publicação. 2. Memorial com destaque para sua produção científica dos últimos cinco anos e suas experiências acadêmico-profissionais mais relevantes, acompanhado de seu currículo Lattes atualizado. Também é necessário incluir a relação dos trabalhos finais de graduação e pós-graduação orientados, como monografias, dissertações e teses, demonstrando a experiência e o envolvimento com a formação acadêmica.

Descredenciamento: O descredenciamento ocorre, ao final de cada ciclo avaliativo da pós-graduação, seja por manifestação voluntária do docente, seja em razão de avaliação de desempenho realizada pelo colegiado da coordenação do PPGS, tendo por critérios: produção intelectual abaixo da média do corpo docente; insuficiente contribuição nas atividades de ensino, pesquisa, orientação, e na baixa participação em reuniões, bancas e comissões. A avaliação do cumprimento dessas atribuições é fundamental para garantir a qualidade e o engajamento dos docentes com o programa.

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