Geísa Mattos de Araújo Lima
Geísa Mattos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5400490322782974
Grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0998267555659152
Orcid: 0000-0002-2707-8700
Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI) no CNPq. Pesquisa relações raciais e racismo em perspectiva comparada. Em 2015 fez estágio de pós-doutorado na City University of New York (2015-2016), analisando as conexões entre o movimento Black Lives Matter e os movimentos antirracistas contra a violência policial no Brasil. Desde 2019, vem se dedicando aos Estudos Críticos da Elite, compreendida em suas dimensões interseccionais de raça e classe no Brasil, e mais particularmente no Ceará. Aperfeiçoou estudos sobre Branquitude na América Latina atuando em parceria com a Professora Ana Ramos-Zayas (Universidade de Yale), tanto co-ministrando disciplinas no PPGS-UFC, quanto em estágio como Pesquisadora Visitante em Yale (Dez 2019 – Mar 2020). Coordena o projeto Elites em Fortaleza e em Cidades Latino-americanas, que contou com financiamento da Fulbright nos anos de 2023 e 2024, e que trouxe ao PPGS-UFC os professores Hugo Ceron-Anaya (Lehigh University), em 2023, e Carmen Martinez-Novo (University of Florida), em 2024. A consolidação destas parcerias de pesquisa internacionais em estudos sobre Branquitude na América Latina a levou a fazer parte da Red de Investigación Blanquitudes, que reúne dezenas de pesquisadores sobre o tema sediados nos Estados Unidos, e em países da Europa e América Latina.
Artigos, livros organizados e capítulos de livros publicados recentemente:
MATTOS, Geísa; SANTIAGO, Sevy. “Somos todos pardos?” Autoclassificação, heteroclassificação racial e políticas de ação afirmativa no Ceará. Caderno CRH, [S. l.], v. 38, p. e025007, 2025. DOI: 10.9771/ccrh.v38i0.60346. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/60346.
MATTOS, Geísa; BARROS, Euvaldo. “Autocrítica da branquitude no Instagram”: limites e possibilidades de um movimento. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 2, p. 27- 48, 2024. Disponível em: link
MATTOS, Geísa; PORFIRIO, Tamis e CASTRO, Bruno (org.). Autobiografias racializadas: exercícios para o letramento racial no Brasil. Belo Horizonte, Letramento, 2023. MATTOS, Geísa. Aprendendo sobre relações raciais com histórias de vida em sala de aula. IN: MATTOS, Geísa; PORFIRIO, Tamis e CASTRO, Bruno (org.). Autobiografias racializadas: exercícios para o letramento racial no Brasil. Belo Horizonte, Letramento, 2023 MATTOS, Geísa. O Luxo da Aldeia: a produção social de lugares da branquitude em Fortaleza. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 21, p. 28-40, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60198
MATTOS, Geísa; ACCIOLY, Izabel. Tornar-se negra, tornar-se branca e os riscos do “antirracismo de fachada” no Brasil contemporâneo. Latin American and Caribbean Ethnic Studies (Print), v. 16, p. 1-12, 2021. Citações: 4 |3 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17442222.2021.2015950?tab=permissions&sc
BOWEN, Larnies A. ; LEGROS, Ayanna ; PASCHEL, Tianna; MATTOS, Geísa ; CRUZ, Kleaver; HOOKER, Juliet. A Hemispheric Approach to Contemporary Black Activism. NACLA REPORT ON THE AMERICAS (1993), v. 49, p. 25-35, 2017. Disponível em: https://nacla.org/2017-03-20-hemispheric-approach-contemporary-black-activism/
MATTOS, Geísa. Flagrantes de racismo: imagens da violência policial e as conexões entre o ativismo no Brasil e nos Estados Unidos. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, p. 185- 217, 2017. Disponível em https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27904
MATTOS, Geísa. Apresentação Dossiê Raça e Racismo em uma Perspectiva Global. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, p. 12-17, 2017. Disponível em:
https://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19506
MATTOS, Geísa. From Favelas to Fergurson, Renewed Solidarities for Racial Justice Take Hold. NACLA REPORT ON THE AMERICAS (1993), v. 49, p. 30-32, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/40205084/From_Favelas_to_Ferguson_Renewed_Solidarities_for_Racial_Justice_Take_Hold