Aula aberta – “Autoclassificação e heteroclassificação racial”

Data de publicação: 14 de outubro de 2021. Categoria: Eventos

Em uma sociedade estruturalmente racista, a percepção de uma pessoa como negra ou branca produz uma enorme diferença em termos de oportunidades de vida e de morte. Mas e quando a percepção racial gera dúvidas, como tem ocorrido em alguns processos seletivos de ações afirmativas? Ou ainda quando é manipulada a fim de legitimar, por exemplo, o lugar de autoria de pesquisadores/as brancos/as que se auto-declaram negros/as?

“Autoclassificação e heteroclassificação racial” é o tema da aula aberta que a Professora do Mestrado em Antropologia UFC/UNILAB, Dra Vera Rodrigues, vai ministrar como parte da programação do Curso Racismo e Branquitude, na próxima quinta-feira, dia 21, às 14h. O evento será coordenado pela Professora Geísa Mattos, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

A palestra da Professora Vera Rodrigues abre o ciclo de eventos promovido no semestre 2021.2 pelo PPGS/UFC.

Vera Rodrigues é Doutora em Antropologia Social pela USP, e tem larga experiência em estudos sobre politicas publicas e racismo. É Professora adjunta no Instituto de Humanidades da UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e recentemente esteve como Professora no seminário especializado “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo”  no Instituto de Investigaciones Afrolatinoamericanas da Universidade de Harvard (jan-fev2021).

A aula vai ser transmitida no YouTube do Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI). Imperdível!