Aula internacional reuniu professoras e estudantes de Yale e do PPGS/UFC para abordar juventudes e racismo
Data da publicação: 11 de fevereiro de 2022 Categoria: Notícias
A turma do Curso Racismo e Branquitude, ofertado no semestre 2021.2 pela Profa. Geísa Mattos, participou na tarde de ontem, dia 10 de fevereiro, de uma aula, via Zoom, com a Profa. Ana Ramos-Zayas, e os estudantes que estão cursando com ela a disciplina de Culturas Juvenis neste semestre (Youth Cultures in the Americas).
Estudantes de várias nacionalidades, de vários continentes, por parte de Yale, e de diferentes programas de pós-graduação do Brasil, que estavam cursando a disciplina no PPGS/UFC, partilharam experiências e trocaram ideias sobre juventudes e processos de racialização, o tema da aula.
Na ocasião, a Profa. Geísafez uma apresentação intitulada“Becoming black from the ‘favela’: empowerment and the fight against police violence in Brazil”. Após a sua apresentação, os estudantes foram divididos em pequenos grupos para discutir os textos propostos para a aula e trocar experiências.
Foi mais um fruto da parceria entre as Professoras Ana Ramos-Zayas (Diretora do Programa em Etnicidade, Raça e Migração, em Yale) e Geísa Mattos (PPGS/UFC), aprofundando os laços entre estas pesquisadoras, e suas respectivas universidades e os programas de pós-graduação que ambas participam.
A aula em conjunto também significou um avanço importante para os estudos sobre Raça e Racismo em dimensão comparativa nas Américas.