Ciclo de Discussões sobre Digitalização, Inteligência Artificial, Trabalho e Sociedade – Prof. Rafael Grohmann (Unisinos)

Data de publicação: 12 de maio de 2022. Categoria: Eventos
Prezadas/os,
é com alegria que divulgamos um conjunto de atividades com o prof. Rafael Grohmann (Unisinos) em nosso Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC. Além de professor e pesquisador de referência nas questões relativas ao trabalho digital, Rafael dirige, no Brasil, o projeto Fairwork (Universidade de Oxford). Integra ainda outros projetos e iniciativas internacionais sobre cooperativismo de plataforma, Inteligência Artificial e trabalho digital decente. É também editor de periódicos internacionais, como os renomados Big Data and Society e Work, Employment and Society. Aqui para o CV lattes do professor.
A convite do NETS – UFC, com quem desenvolverá agenda interna, Grohmann participará também de um ciclo de discussões abertas a todos e todas – composto por palestra e seminário – sobre Digitalização, inteligência artificial, trabalho e sociedade. Se dispôs, ainda, a um bate-papo com colegas professores e estudantes sobre “internacionalização e trajetória acadêmica” para aqueles interessados em se engajar em diálogos internacionais. Eis as atividades abertas a todas de nosso Departamento e PPGS. As salas onde ocorrerão as atividades serão divulgadas no momento oportuno. Uma lista de presença circulará entre os presentes nas atividades para emissão de certificados.

Sexta-feira (03/06) à tarde (14 às 16h): Conversa sobre internacionalização e trajetória acadêmica. Dicas para estudantes e colegas que pretendem publicar fora do país e se engajar em diálogos acadêmicos internacionais.
Sexta-feira (03/06) à tarde/noite (17 às 19h): Conferência Presencial no PPGS/UFC. Inteligência Artificial & Trabalho.
Segunda-feira (06/06) à tarde (14 às 17h): Seminário. IA & Sociedade (com leituras indicadas previamente, conforme abaixo). As leituras podem ser acessadas aqui.
Obrigatórias: capítulos 3 e 4 do livro Artificial Whiteness (Katz) e Introdução do livro AI for Everyone. Complementares: capítulo do James Steinhoff no livro AI for Everyone + 3 artigos em anexo (os demais que se encontram na pasta).