gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Colonialidade: um programa de investigação em teoria social

Data de publicação: 4 de março de 2021. Categoria: Eventos

Prezados,

Dia 25/03, quinta-feira, às 18h30min, no Youtube, através do link https://youtu.be/PrRM1lTeqTE, haverá a conferência intitulada Colonialidade: um programa de investigação em teoria social.

O conferencista propõe uma leitura da colonialidade na obra de Aníbal Quijano, em si um diagnóstico do presente, como um programa de investigação em teoria social, na medida em que sugere, enquanto fenômeno abarcador, caminhos de problematização particulares e frutíferos para questões: metateóricas ou onto-epistemológicas (colonialidade do ser, poder, saber); sobre a dinâmica da ordem (influência da colonialidade em diversas esferas da vida social); sobre os processos de mudança (as relações históricas entre modernização, colonialismo e colonialidade) e sobre a formação de subjetividades (racialização).

Conferencista:
Prof. Dr. Lucas Trindade da Silva
Professor do Instituto Humanitas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2018), onde também foi Professor substituto. Realizou estágios de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ambos com financiamento do PNPD/CAPES.