gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Conferência de abertura do Semestre 2020/2

Data de publicação: 1 de dezembro de 2020. Categoria: Eventos
Conferência de abertura do Semestre 2020/2 – Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC
Dia 10/12, quinta-feira, às 18h30
Link para acesso: https://youtu.be/RvfAnhVy5Uw
Os Pentecostais: uma visão sociológica
Conferencista:
Prof. Dr. Brand Arenari
Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Foi Diretor do IPEA, e atualmente é professor no departamento de ciência política na Universidade Federal Fluminense.
A aula apresentará como o pentecostalismo pode ser entendido como uma forma de religiosidade que surgiu e se desenvolveu no contexto de sociedades que sofreram o impacto da expansão do sistema capitalista. Assim devemos questionar como e por que o pentecostalismo é uma forma religiosa típica da periferia do sistema capitalista, e como ele também está diretamente relacionado a determinadas classes sociais que floresceram de modo impressionante em tais sociedades. Essas ideias podem explicar o sucesso do pentecostalismo no Brasil.