Conferência “Posicionamentos políticos de estudantes universitários brasileiros: um estudo sobre os efeitos do acesso ao ensino superior e as expectativas de inserção no mercado de trabalho”
Data da publicação: 10 de novembro de 2025 Categoria: Notícias
🎓 Convite para Conferência
📍 Auditório Paulo Freire – Faculdade de Educação (UFC)
📅 10 de novembro de 2025 (segunda-feira)
🕢 19h00
O Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio da linha de pesquisa Trabalho e Educação (LTE), e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, pela linha de pesquisa Cidade, Desigualdades Sociais, Movimentos Socioculturais e Educação, convidam para a conferência:
“Posicionamentos políticos de estudantes universitários brasileiros: um estudo sobre os efeitos do acesso ao ensino superior e as expectativas de inserção no mercado de trabalho”
A conferência será apresentada pela Profa. Dra. Kimi Aparecida Tomizaki (Faculdade de Educação da USP) e pelo Prof. Dr. Ruy de Deus e Mello Neto (Faculdade de Educação da UFC).
O evento apresenta resultados do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (Processo nº 407664/2021-1), desenvolvido por uma equipe nacional e internacional de pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
🔍 Sobre o estudo:
O trabalho analisa a etapa quantitativa de uma pesquisa coletiva que investiga os posicionamentos políticos de estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Pedagogia e Psicologia de sete universidades públicas brasileiras, distribuídas pelas cinco regiões do país, além de instituições argentinas e portuguesas.
Partindo da questão sobre as formas de engajamento e tomadas de posição política desses estudantes, o estudo busca mapear tendências de comportamento político e relacioná-las às experiências contraditórias de escolarização prolongada e às condições de inserção em um mercado de trabalho marcado pela desregulamentação e pela precarização.
A investigação adota métodos quantitativos e qualitativos, articulando dados obtidos por questionários online e grupos focais (em andamento), o que permite compreender as relações entre origem social e familiar, trajetórias escolares, percepções sobre o ensino superior, expectativas profissionais e posicionamentos políticos.
