Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Culturas Juvenis e Escola: sociabilidade, consumo e capital cultural

O projeto visa pesquisar as culturas juvenis na escola e analisar como se dão as sociabilidades na escola entre os jovens, em particular àquelas construídas a partir da troca de bens culturais orientadas pelo consumo. A partir de metodologias quantitativas e qualitativas realizadas em campo nas instituições de ensino, entrevistas e grupos focais com estudantes, aplicação de questionários, conversas informais, dentre outros. O estudo reflete sobre como o capital cultural herdado dos jovens é ampliado por meio do consumo de bens culturais advindos da chamada “cultura pop”, que os coloca em contato com códigos estrangeiros, dentro de uma perspectiva cosmopolita, e como isso impacta sua vida escolar, inclusive, em relação ao “sucesso” e “fracasso”. Visa-se construir o perfil desse jovem, em especial, quanto ao interesse pela leitura de livros fora do currículo escolar e como esse “gosto” se associa a elementos outros, como sociabilidade, política, perspectivas de futuro etc.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (3) .

Integrantes:
Irapuan Peixoto Lima Filho – Coordenador
Bruna Muniz da Silva – Integrante
Paula Cristina Barros Lopes – Integrante
Ana Alice Lima de Sousa – Integrante
Felipe Barreira Ferreira – Integrante
Paulo de Tarso Servílio Filho – Integrante
Harlon Romariz Rabelo Santos – Integrante
Fábio Freire do Vale – Integrante
Karina dos Santos Oliveira – Integrante
Elisângela Maria de Oliveira Sousa – Integrante
Nayraline Barbosa de Oliveira – Integrante
Tarsizio Cipriano Freitas – Integrante.

Número de produções C, T & A: 28

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo