Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Edital de Reingresso de Estudantes (Mestrado e Doutorado) no PPGS

Data da publicação: 18 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Seleção

A coordenação do PPGS torna público o lançamento do Edital de reingresso de discentes nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Chamada Única), conforme os termos da Portaria nº 38/PRPPG/UFC, de 01 de outubro de 2025, com oferta de 2 (duas) vagas destinadas a ex-discentes de Mestrado e 2 (duas) vagas a ex-discentes de Doutorado e que atendam aos requisitos estabelecidos nesta chamada.

Podem se inscrever neste Edital estudantes que: a) tenham integralizado todos os créditos necessários previstos no Regimento Interno do PPG em Sociologia e constantes no Histórico Escolar, restando apenas a realização da defesa da dissertação de Mestrado ou da tese de Doutorado; b) Não possuam vínculo ativo atual com graduação ou pós‑graduação da UFC; c) tenham se submetido, com aprovação, ao Exame de Qualificação do trabalho antes de ter ocorrido o desligamento; d) O desligamento não tenha ocorrido há mais de oito (8) anos para mestrado ou doutorado, a contar da data de publicação da Portaria nº 38/PRPPG/UFC, de 01 de outubro de 2025.

O Processo Seletivo se dará em fase única de caráter eliminatória e classificatória: análise da documentação (carta de intenções contendo cronograma de finalização do trabalho mais a versão preliminar da dissertação/tese, nos parâmetros definidos no Edital).

Período das inscrições: 05/01/2026 a 06/07/2026

Ingresso: 2026.2

Leia o Edital completo aqui. Também importa ler o aditivo ao Edital.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo