I Seminário sobre Branquitude: Quem é branco no país da mestiçagem?

Data de publicação: 11 de setembro de 2019. Categoria: Eventos

A questão “Quem é branco no país da mestiçagem?” será o tema central em discussão na tarde do próximo dia 26 de setembro, no I Seminário sobre Branquitude. O evento é o início de uma nova agenda de pesquisa sobre relações raciais no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. A ideia deste debate acadêmico é inverter a perspectiva para pensar a construção social de raça: ao invés do foco ser a negritude, como tem sido comum no Brasil, refletir sobre os significados de ser branco no “país da mestiçagem”, onde as tensões raciais estão ficando cada vez mais evidentes. A inciativa surgiu da experiência da professora Geísa Mattos (PPGS/LEPEC – UFC), ao ministrar a disciplina “Racismo e Branquitude”, no Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC, no primeiro semestre de 2019, em parceira com a antropóloga pela Universidade de Columbia (EUA), Ana Ramos-Zayas, professora de Yale University, que vem trabalhando há mais de 15 anos em suas pesquisas com a perspectiva da Branquitude em uma dimensão continental das Américas. O seminário apresentará trabalhos finais de estudantes que cursaram a disciplina, oriundos dos Programas de Pós-Graduação da UFC em Sociologia, Psicologia, História Social, e de Serviço Social (UECE). Participam também, como mediadores dos debates, a professora Vera Rodrigues (Mestrado em Antropologia UNILAB/UFC), e o professor Luiz Fábio Paiva (PPGS/LEV – UFC). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS-UFC) e do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC). O evento terá lugar no auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais, de 13:30 às 18:30 e é aberto ao público.

13h30 Apresentação: profa. Geísa Mattos (PPGS/UFC)

13h45 Mesa 1: Brancos no espelho

Mediação: Prof. Luiz Fabio Paiva (PPGS/LEV – UFC)
Marco César de Souza Melo (Curso de Filosofia UVA/Sobral e Doutorando em Psicologia pela UFC): Branquitude e Psicanálise: o não perceber-se branco como defesa do eu
Thiago Silva de Castro (Doutorando em Sociologia pela UFC): A “nobreza” de uma cidade: reflexões sobre elitismo e branquitude no sertão do Ceará
Ivan de Oliveira (Doutorando em Sociologia pela UFC) Quando Drácula se vê no espelho. Homem branco num país racializado.

15h30 Mesa 2: Brancos e instituições

Mediação: Profa. Vera Rodrigues (Mestrado em Antropologia UNILAB/UFC)
Jéssica Rodrigues (Doutorando em Psicologia pela UFC): Um olhar da branquitude sobre o homicídio juvenil: a culpabilização das mães pelas mortes de seus filhos
Viviane Lima (Doutoranda em História pela UFC): “Voltem para a África”: A construção da branquitude na população de Redenção nas práticas de racismo contra estudantes africanos negros da Unilab