Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Livro “Círculos de Construção de Paz: Experiência e Olhares na Escola pública”.

Data da publicação: 27 de abril de 2023 Categoria: Sem categoria
Lançamento: 27/04/2023
Local: Biblioteca Estadual do Ceará
Horário:  18h às 20h

Minibiografia – Maria Cristiane Lopes da Silva

Docente da rede pública estadual do Ceará (SEDUC). Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC/PPGS. Mestre em Sociologia – UECE/PPGS. Graduada em Filosofia e Serviço Social – UECE. Pesquisadora associada ao Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência – COVIO/UECE, na coordenação da Linha de Pesquisa Participação Social e Práticas da Não Violência. Tem pesquisado a mediação escolar e as práticas restaurativas no âmbito das escolas, especialmente, a metodologia dos Círculos de Construção de Paz. Instrutora e Facilitadora dos Círculos de Construção de Paz e Círculos Restaurativos.

Release do Livro

Os Círculos de Construção de Paz são recursos metodológicos inspirados nas  tradições dos povos indígenas da América e do Canadá, passando a ser  propagados mundialmente como uma das principais vertentes das práticas  restaurativas embasadas nos princípios e valores da justiça restaurativa. No Brasil,  desde o ano de 2010, os Círculos vêm conquistando espaços em várias instituições  e ambientes como uma ferramenta que possibilita diálogos sobre os diversos  assuntos, manejo dos conflitos e prevenção contra a violência. Os Círculos  possuem uma ritualística com elementos estruturantes, desde a utilização de um  objeto da palavra/bastão de fala até um espaço organizado com orçamentárias  específicas no seu centro, com todos(as) os(as) participantes em círculo, que os  diferenciam de uma roda de conversa e de outros processos circulares, fomentando aos que deles participam um certo encanto e fascínio. Dessa forma, os Círculos  chegam a algumas escolas cearenses sendo desenvolvidos de acordo com as possibilidades e limites do contexto escolar. Neste sentido, esta obra tem como objetivo compreender e identificar os Círculos, sua organização e suas práticas sociais experimentadas em uma escola pública, bem como compreender o que os sujeitos da instituição narram sobre tais práticas. Destarte, este estudo não tem a intenção  de exaurir todas as inquietações, mas a de aproximar-se o máximo  possível do fenômeno, despertando novas e futuras reflexões que contribuam para as práticas educativas.

Cordialmente,

Maria Cristiane Lopes da Silva ( doutoranda turma 2022)

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo