Mudanças no regimento interno para facilitar a internacionalização
Data da publicação: 21 de junho de 2018 Categoria: NotíciasEm reunião realizada no dia 17 de abril de 2018, o colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, introduziu as seguintes modificações no seu regimento interno para remover possíveis obstáculos à promoção de algumas ações de internacionalização do programa:
- As provas de língua estrangeira poderão ser substituídas por certificados de aceitação internacional, a serem especificados no edital de seleção.
- A cada ano, o Colegiado poderá definir a abertura de até três vagas de mestrado e até três vagas de doutorado em processo seletivo a ser realizado no primeiro semestre do ano anterior ao ingresso com regras próprias para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil.
- Algumas disciplinas poderão ser ofertadas em idioma estrangeiro.
- A critério do professor, alguns ou todos os alunos de uma disciplina poderão produzir seus trabalhos em idioma estrangeiro.
- A critério do aluno e com autorização do orientador, o trabalho de qualificação e a correspondente Tese ou Dissertação poderão ser produzidos em português, inglês, espanhol ou francês.
- Além de serem doutores, os membros das bancas examinadoras de dissertação ou tese deverão ser fluentes na língua em que o trabalho foi produzido.
As alterações foram aprovadas no dia 30 de maio de 2018 pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.