Músicos cearenses e o processo de circulação da cultura popular brasileira.
Este projeto estuda os processos de classificação, hierarquização, da música popular observados ao longo da formação da cultura brasileira, se detém sobre um objeto empírico específico, isto é, a carreira dos músicos integrantes de quatro trios musicais formados no Ceará nos anos de 1940 e 1950, de expressiva importância na conformação de um tipo determinado de música popular, constitutivo da nascente tradição cultural brasileira e de sua posterior internacionalização. Interessa-me o estudo das trajetórias dos grupos: Vocalistas Tropicais, Quatro Ases e Um Coringa, Trio Nagô e Trio Guarani. A importância desta problemática justifica-se pela inserção da trajetória destes músicos regionais no âmbito da assim chamada questão nacional. O problema delineado concentra-se nas análises sobre os efeitos das circulações nacional e internacional dos grupos. Isto é, quando circularam ocupando posições secundárias no cenário da música popular, classificados como artistas regionalmente situados, o que não os impediu de partir em turnês Brasil afora como representantes da cultura nacional; e seu efeito de retorno, ou seja, quando tais viagens nacionais, e as internacionais, metamorfosearam os arranjos hierárquicos internos à estrutura da produção musical, favorecendo a notoriedade e posteridade dos grupos, inserindo-os no seio do patrimônio musical nacional. A pesquisa trata da circulação da música popular brasileira, mas dedica-se sobretudo, ao estudo das formas sociais de construção do talento, do reconhecimento e da consagração de músicos populares a partir de uma região periférica cujo papel foi significativo na oferta dos mais autênticos artistas populares brasileiros. Como estratégia metodológica a proposta privilegiará uma pesquisa bibliográfica e documental sobre os artistas e seus grupos em arquivos dentro e fora do país, bem como a realização de entrevistas com os profissionais envolvidos direta e indiretamente com o desenvolvimento das carreiras artísticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes:
Mariana Mont Alverne Barreto Lima – Coordenador
Gabriella André Leitão – Integrante
Clarissa Pinheiro – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.