NERI-UFC recebe hoje homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza
Data da publicação: 18 de novembro de 2024 Categoria: Sem categoriaO núcleo foi criado em 2021, com o entusiasmo de tantos estudantes negros, negras e negres do nosso Departamento de Ciencias Sociais, pois, depois de mais de 50 anos de historia, era a primeira vez que um núcleo de estudos estava sendo criado para pesquisar racismo e raça, um tema tão invisibilizado historicamente no Ceará.
Ao longo desses anos viemos fortalecendo parcerias com pesquisadores de diferentes instituições, do Brasil e do exterior, e graças a esses laços conseguimos realizar vários debates e formações importantes que ajudaram a c compreender as especificidades do racismo local. Avançamos ainda nos Estudos Críticos da Branquitude tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao letramento racial de pessoas brancas no Ceará e no Brasil. Outra forma importante de atuação nossa tem sido a formação de intelectuais negros, negras e negres feita por professoras e pesquisadoras também negras.
Quero agradecer à Profa Vera Rodrigues, que aceitou coordenar esse núcleo comigo em seus primeiros anos, à Profa Antonia Gabriela Pereira, que passou a coordenar comigo a partir de julho deste ano, a Sabrina Maria Monteiro, bolsista e coordenadora discente, à Nayara Braz, primeira bolsista do NERI e uma inspiração para nosso grupo. Agradeço também às facilitadoras das oficinas de formação Juliana Avelar, grande parceira, Yara Marques, liderança emergente, e as queridas Aparecida Estanislau, Ametista Pinho, Mariana Cabeça e Amanda Coelho.
Por fim, agradeço ao querido Professor Marcus Gigio pela indicação para esta homenagem, ele que também faz parte do NERI, e tem sido um importante colaborador de nossos debates, e a todos, todas e todes que estão com a gente desde o inicio, participando dos debates e colaborando de diferentes formas.
Sigamos, o NERI ainda é uma criança e tem muito o que amadurecer e fazer valer essa honraria.