Processos sociológicos de construção do conhecimento: representações e práticas nas revistas de divulgação científica
Este projeto tem como objetivo estudar a construção e transmissão de conhecimentos sobre a realidade social nos periódicos impressos de divulgação cientifica. O referencial empírico, fonte e objeto de estudo, é composto pelos artigos de divulgação das Ciências Sociais escritos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros e publicados na Revista Ciência Hoje. A amostra com os números selecionados para análise será construída no intervalo dos quarenta anos de circulação da Revista (1982-2022). Os números estão disponíveis no acervo histórico (online) da Revista Ciência Hoje. O propósito inicial é realizar levantamentos das edições, produzir dados sobre os conteúdos e interpretar as práticas de divulgação das Ciências Sociais, considerando a circulação nacional e internacional do conhecimento. Como objetivos específicos, propõe o estudo dos temas construídos no trabalho de divulgação, das representações e práticas que ensejam nos espaços acadêmicos, bem como o acompanhamento das mudanças nas definições do próprio conceito de divulgação em consonância com as mudanças das dinâmicas sociais nas quais estão inseridos. No projeto, as dinâmicas sociais que merecem maior atenção são as dos processos de modernização e democratização da sociedade brasileira. A hipótese inicial é a de que as práticas de divulgação na imprensa periódica contribuem para a construção institucional do conhecimento e, por conseguinte, acompanham os processos de autonomização das ciências sociais. Na década de 1980, início do intervalo temporal da pesquisa, o Brasil se encontrava em plena expansão do sistema de pós-graduação, do mercado de bens culturais e da consolidação de uma indústria da cultura, o que favorecia as condições de produção do gênero na imprensa. Esperamos que a estratégia metodológica de abordar as trajetórias profissionais dos editores científicos e dos colaboradores, as decisões tomadas e o repertório construído por eles em quatro décadas de publicação, possibilite a compreensão de dinâmicas intelectuais mais amplas. Palavras-chave: Divulgação científica; Revista Ciência Hoje; práticas de divulgação das Ciências Sociais; Sociologia da cultura; Sociologia do conhecimento Key-words: Science popularization; Ciência Hoje magazine; social science popularization practices; Sociology of culture; Sociology of knowledge.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrea Borges Leao – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 3