Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Roberto Briceño-León

E-mail:roberto.bricenoleon@gmail.com

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2922656254121335

ORCID:https://orcid.org/0000-0002-8882-7787

Linha de Pesquisa: VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS

Formação

Graduação em Sociologia – Universidad Central de Venezuela, UCV, Venezuela (1973)

Doutorado em Sociologia – Universidad Central de Venezuela, UCV, Venezuela (1984)

Sobre

Professor Emérito de Sociologia da Universidade Central da Venezuela (UCV). Diretor do Laboratório de Ciências Sociais (LACSO). Desde 2005 é coordenador do Observatório da Violência da Venezuela, que reúne oito universidades venezuelanas. Atualmente, é Professor Visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil.

Foi professor convidado de sociologia na Sorbonne-Nouvelle University, Paris, França; Membro Associado do Saint Antony’s College da Oxford University, Oxford, Reino Unido; Membro do Woodrow Wilson International Center for Scholars, Washington, DC. Professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Cidade do México.

Foi presidente da Associação Sociológica da Venezuela (AVS), Diretor da Associação Sociológica Latino-Americana (ALAS) e Secretário Global do Fórum Internacional para Ciências Sociais e Saúde (IFSSH). Serviu no Comitê Executivo da International Sociological Association (ISA) em dois mandatos, 1994-2002. Foi diretor para a América Latina do Programa de Pequenas Bolsas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para jovens pesquisadores em ciências sociais e doenças tropicais.

Foi consultor do International Development Research Centre (IDRC) do Canadá, do Banco Mundial, da Organização Mundial da Saúde, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da B&S Europe, em pesquisa e avaliação de programas sociais em quase todos os países da América Latina , bem como em vários países da Ásia e da África.

Tem habilidade para trabalhar em espanhol, inglês, francês e português.

É autor e editor de 26 livros publicados em espanhol, inglês e português e de mais de 200 capítulos de livros e artigos científicos de revisão por pares.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo